quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

Olá ilustres leitores,

que tal uma retrospectiva, do ano de dois mil e oito, mesmo antes de ele terminar? Isso já é comum, certo? Pois é, as pessoas estão correndo contra o tempo, correndo tanto, que esquecem de esperar a notícia chegar, as variáveis da situação estão se transformando em variantes. Estamos, como sempre, “colocando as carroças à frente dos bois...”
Mesmo sabendo disso tudo, vamos continuar com a nossa contagem regressiva para o próximo ano, sabendo que vamos falar dos fatos mais marcantes deste ano que ainda nem terminou. Vamos mostrar todos os fatos e deixar que vocês, leitores, indiquem qual destes deve ganhar o prêmio de maior calamidade social. Neste exato momento, faltam três dias para que ele acabe, mas como prometido logo acima, vamos comentar os “melhores” momentos deste queridíssimo ano de referência par.
Uma, duas, três, quatro... enfim, tantas mortes que se fôssemos contá-las seria uma retrospectiva macabra, pois então, vamos começar com os fatos que não nos chocaram tanto, por exemplo, o caso dos Nardoni... ah! Que beleza, hein? Um pai que joga a filha da janela, do altíssimo apartamento onde mora, só para não incriminar a sua própria esposa, levando a culpa e morando na cadeia comendo e bebendo e o pior, ainda serve aos seus novos camaradas. Isso lhe incomodou? Ah, eu acredito que não. Achando isso bem relevante para o ano, um rapazinho, bem miúdo, bem-humorado (segundo os amigos), carinhoso (segundo a ex-sogra) decide fazer uma visita não esperada à sua ex-namorada. O que estaria pensando, Eloá Cristina Pimentel, quando viu o simples e humilde Lindenberg Fernandes Alves entrando, pela porta do seu apartamento em Santo André? Ninguém poderá dizer, ou ninguém gostará de dizer. Mas foi assim que se deu o maior caso de cárcere privado, o ex-namorado inconformado com a sua solidão, decidiu seqüestrar a sua ex-namorada e a melhor amiga desta, mantendo-as como refém por quinze dias. Nayara, a amiga do alvo principal do seqüestrador, fora liberada, mas teve que voltar pois a polícia paulista achou que o caso estava parado demais, segundo eles não foi bem assim, mas estamos numa retrospectiva não numa coletiva de imprensa. Depois de algum tempo de informações deturpadas pela mídia, pela polícia, pelo próprio seqüestrador, que deu entrevista para o programa da Sônia Abrão, conquista que alguns artistas nunca usufruíram, eis que surge o menino saindo do cárcere, amarrotado pelas mãos da justiça... de quem? Ah, lembrei, da justiça (alguém por favor, faz um transplante de córnea nesta moça, ela está precisando muito), e sai algemado para a penitenciária. Eloá e Nayara saem baleadas, a segunda está inteira a primeira, também estava, mas, hoje, se encontra a seis palmos abaixo da terra.
Dois fatos, duas notícias... duas desgraças. Este é o ano de dois mil e oito, o ano em que, como sempre, as estrelas nos disseram, através dos magos, feiticeiros, bruxos ou cientistas (como prefiram chamar), que seria melhor que o anterior, neste caso, glórias por não termos feito a retrospectiva de dois mil e sete, eu estaria com medo agora. Vamos recordar de algo bom. Sim, algo bom. Espera, deixa eu tentar lembrar... Ok, já é um começo, vamos lembrar que, mais uma vez, a Rede Globo (canal 11 para muita gente) lançou ao ar, de novo, o Grande Irmão, mas espera... um grande avanço, neste ano, quem venceu a edição foi um tatuado, de alisante no cabelo, e uma, suposta, banda de rock´n´roll. Meus avós não iriam gostar nada disso.
Já está bom? Vamos citar mais alguns fatos... Quem se lembra aí de 29? Não, muito longe né? Tem gente que não lembra de FHC, se perguntarem vão dizer que é mais uma sigla que pertence a algum grupo o qual o Brasil deve uma fortuna... aí que vocês se enganam... O Brasil é a próxima potência, vejam bem... eu não disse Superpotência, ainda não... mas se os americanos estão dizendo que seremos a nova potência mundial, quem dirá o contrário, lembrem os americanos são os mais... aliás, os americanos? Ah, não são eles que estão passando por uma crise financeira novamente? Isso... agora sim, lembrei aonde eu queria chegar quando me recordei de 29... a grande crise de 29, a depressão mundial... ano que vem faz oitenta anos que essa crise nos pegou, mas ela foi tão escrota que nem esperou o seu aniversário, chegou bem antes, chegou quando os americanos ainda estavam soltando seu famoso jato de prazer na cara de nós, sulistas. E se o mundo estiver virando de ponta cabeça? A Islândia já foi, é o primeiro país de primeiro mundo a pedir auxílio ao FMI (Fundo Monetário Internacional) . É, quem sabe, acho que o Brasil, realmente, será a nova potência mundial.
E a China, alguém se lembra dela aí? Não? César Cielo, aquela moça que pula, como é mesmo o nome dela? Deixa pra lá... pronto, encontrei uma palavra que vai fazer todos lembrarem da China... Bronze... ah, não... esse é o Brasil. China é aquele país, lá no Oriente... aquele que abriu as portas para o mundo graças ao esporte... Isso... o país olímpico de dois mil e oito, o que aconteceu lá? As Olimpíadas... exatamente.
E Sarkozy? O que ele veio fazer aqui? Deixa pra lá... Isso já foi no final do ano, estávamos todos cansados... Acho que depois das doze horas pra chegar na França, ele nem se lembra pra onde ele veio mesmo... Mas acredito que deu pra tirar a dúvida européia da localização espacial geográfica em que o Brasil se encontra... Não... não... Egito é na África, o Brasil fica na América, por incrível que pareça... Não, o homem-aranha nunca veio aqui. Nem de férias.
É isso aí... essa é a retrospectiva dois mil e oito, agora, que já foram lançados os candidatos a fato mais marcante do ano, esperamos que vocês elejam, através de comentários qual mais se eleva a este grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário